Quem nunca se sentiu um pouco ansioso ao esperar uma resposta no WhatsApp? O aplicativo se tornou parte essencial da comunicação entre as pessoas. Mas, o que era para trazer praticidade pode acabar trazendo desavenças em uma relação. É que quando a pessoa demora a responder, quem espera um retorno pode acabar entendendo a demora como desinteresse.
Mas será que, de fato, a demora para responder significa desinteresse? Para a psicóloga Alessandra Augusto, não necessariamente. Ela explica que a demora na resposta de perguntas cotidianas, como um “como você está”, pode significar simplesmente que a pessoa está impossibilitada de responder naquele momento. “Acontece que esperar muito por um retorno acaba frustrando o que nós imaginávamos”.
Segundo a especialista, a demora a responder no WhatsApp não deveria ser ligado a um desinteresse dentro do relacionamento. “O retorno de uma mensagem não precisa ser, necessariamente, rápido. Respostas imediatas podem, inclusive, passar a impressão de que nós não temos nada para fazer e de que o outro se tornou minha prioridade. E isso gera insegurança em quem está enviando a mensagem a fim de receber um retorno rápido, pois ela fica ali criando várias expectativas”.
Quem está do outro lado também pode se sentir intimidado. “A pessoa passa a ter sobre si um peso, uma responsabilidade de estar ali, de pronto para responder. E aí cria-se um relacionamento com muitas exigências e expectativas. Ser o centro da atenção da vida do outro gera um grande desgaste”.
Por que nos importamos quando alguém demora a responder?
Alessandra explica que a demora a responder uma mensagem virou uma prioridade porque nós vivemos a era do imediatismo. “É mais valorizado quem me responde mais rápido. Além disso, quero minha internet mais rápido, quero que meu delivery chegue logo. Mas é preciso saber controlar essa frustração”.
Para a especialista, precisamos compreender que cada um tem seu tempo. “A pessoa precisa controlar suas expectativas, pois elas geram muitas preocupações. Eu posso estar caminhando em uma velocidade e o outro não. E isso não quer dizer que haja um desinteresse ou falta vontade de estar junto. Apenas quer dizer que aquela pessoa não acompanha minhas necessidades, pois tem um tempo próprio”.
Como não ligar para a demora a responder?
A psicóloga reforça a importância de não criar expectativas. “Quanto maior a expectativa, maior a frustração. Essa ansiedade pode, até mesmo, afastar uma pessoa legal, porque acabamos demonstrando que não temos nada para fazer além de estar ali, aguardando um retorno. E aí cria-se um peso, um compromisso de responder rápido”.
Ela explica que o ideal é aguardarmos com tranquilidade e buscar distrações para que a resposta da mensagem não se torne o centro das atenções. “Envie seu bom dia e simplesmente espere. Pense que a pessoa pode estar, de fato, ocupada e impossibilitada de responder”.
Alessandra adiciona que, em alguns casos, as mensagens durante o dia podem acabar atrapalhando o casal. “A gente tem que lembrar sempre que o outro tem uma rotina, de trabalho, de estudos. Por isso, alguns casais combinam horários para conversar, um momento em que os dois estejam disponíveis para se falar sem interrupções. Por fim, busque coisas para fazer, lembre-se sempre de que existe vida fora do WhatsApp”.
Respostas de 14
Ansiosa do jeito que eu sou, era um sofrimento toda vez que conhecia alguém, hahahahahaha. Adorei o post! <3
https://www.kailagarcia.com
kkk eu sou ansioso também, principalmente, quando eu estou com tempo livre
Concordo com o post, mas cada caso é um caso. Muitas vezes a demora constante em te responder, principalmente se a pessoa estiver on-line, é SIM falta de interesse! Porque quando queremos alguém sempre arranjamos tempo por mais ocupados que sejamos. Hoje em dia essas ferramentas fazem parte da nossa vida e é sim possível medir o interesse de alguém a partir delas. Se você manda uma mensagem e a pessoa demora sempre horas, dias para te responder, essa pessoa não está a fim, simples assim!
Verdade. Principalmente, se antes a pessoa respondia mais rápido.
Super concordo
Outro ponto que não foi abordado, mas que é bastante corriqueira é o fato da pessoa estar ocupada. ” Ah, mas quando a pessoa quer ela dar um jeito” essa frase representa uma falta de empatia enorme e egocêntrica, de pessoas que acham que o próximo não tem compromissos, não tem trabalhos e outras tarefas além de ficar online o dia todo em redes sociais .. Acredito que todos tenham sido passados para trás um dia por alguém (inclusive eu), porém não devemos generalizar as coisas e acabar fechando uma porta que às vezes pode ser da pessoa com quem você passará o resto da sua vida. Geralmente se o outro não querer, isso ficará evidente ao longo do tempo. Portanto, essa afirmativa não existe.
Sim tem razão
De fato o comentário me abriu os olhos, é verdade… às vezes as pessoas tem o que fazer e nem sempre quando estão on-line é conversando com uma pessoa que seja melhor do que eu, às vezes é um amigo, uma amiga, coisas do trabalho pra resolver, até mesmo família e etc. É de fato eu estava sendo muuto infantil. Irei me comportar melhor…
Eu só vejo a msg qdo sei que posso responder, pois não faço aos outros o q não gosto q façam comigo.
Perfeito
Verdade pra mim está online e não responder não quer continuar a conversa, pior é se atirar e depois sei lá kkkk.Hoje decidir fazer o mesmo responder qdo dê e não irei mandar mensagem pois os homens estão muito estranho, conversa depois some e aparece do nada. Í
Se é um fato que somos egocêntricos no querer respostas imediatas, também é verdade que responder alguem no imediato, é uma regra de educação. Se alguem me cumprimenta ou me pergunta algo, obviamente está à espera de resposta. A demora na resposta, é a meu ver uma forma de chamar à atenção, para a pessoa que não responde. Quanto a mim são pessoas desconetadas do mundo atual, e de pouca ou nenhuma sociabilidade. Alguém que tem por habito comunicar-se online, responde no momento. Falo por mim, a minha profissão envolve muito contato online. De tal modo que se não responder na hora, a pessoa ficará sem resposta por esquecimento. Aliás quando não posso responder no imediato, a pessoa não me sai da cabeça, como se fosse uma tarefa por cumprir. Mesmo que essa resposta seja, “ligue-me para a semana, porque durante esta semana estou envolvida com um trabalho que requer concentração”. Mesmo na execução de tarefas, respondo logo, para não ter de pensar em momento algum que tenho alguém para responder. Como tal, a historia do muito ocupado para enviar uma mensagem, não existe. Existe falta de educação, toxicidade, e chamadas de atenção. Não compreendo de todo, como é que alguém recorda-se que tem de responder a outrem, volvida uma semana. Ou terá uma APP para o efeito, ou então tem muito tempo livre. Imaginemos que estamos na rua, e alguém nos diz olá, olho pra a pessoa e não respondo. Passada uma semana volto a passar pela pessoa, e respondo-lhe o olá que já havia de ter respondido na semana passada… tenham dó. Não posso deixar de considerar a resposta tardia como uma falta de educação, uma chamada de atenção por banda de quem não responde, um querer prolongar no tempo, o outro, pois se não houvesse interesse na pessoa, como já aqui li, a pessoa nunca mais respondia e assunto encerrado. Quando não existe interesse, não existe resposta!! Responder tardiamente é querer dominar o outro, aprisiona-lo a si, arrasta-lo no tempo, com leivos de superioridade. Eu respondo quando quero, não quando me falam. Responder tardiamente é toxicidade.
Na minha cabeça se a pessoa tá online e não responde, é falta de interesse sim. Isso pra mim é criancisse, não quer responder e não quer nada com a pessoa, vá direto ao ponto e fale, pq eu irei entender numa boa. Odeio criar expectativas!!!
Acho que em um mundo tão digital é meio delicado não responder mesmo!