Roer as unhas é um hábito bastante comum. Prova disso é que um estudo publicado pela Iranian Journal of Medical Sciences, mostrou que 30% da população mundial pratica o ato. O problema tem até nome: onicofagia. Ademais, a prática pode fazer mal para o estômago, dentes, deformar o dedo, ser porta para germes e bactérias, além de, claro, enfraquecer as unhas. Pensando nisso, o Minas Mulher reuniu 8 dicas para te ajudar a parar agora mesmo com o hábito. Confira:
Evite roer as unhas deixando-as curtas
Sejam lixadas ou cortadas, manter as unhas curtinhas pode ser uma boa. Sendo assim, na hora de roer, elas não terão ponta e, talvez, você consiga resistir ao desejo.
Mantenha as unhas feitas
Isso pode servir como um estímulo. Com a unha feita e com um esmalte bem bonito, você pode tentar pensar duas vezes antes de estragá-las.
Coloque unha postiça
Seja postiça, de gel ou de fibra de vidro, colocar um material sintético pode inibir o desejo de roer as unhas.
Use esmalte especial
Alguns esmaltes têm um gosto ruim para que, quando você encostar na boca, tire imediatamente. O gosto costuma ser amargo. Eles podem ser encontrados em farmácias e poder ser um facilitador na hora de parar de roer as unhas.
Use base fortalecedora
Dentre os hábitos para manter a unha saudável, o fortalecimento é ideal. Você pode optar por usar uma base fortalecedora para que elas cresçam resistentes.
Busque distrações para não roer as unhas
Um chiclete, uma bolinha anti-estresse. Procure por coisas que desviem a atenção do seu desejo de roer as unhas e tenha o hábito de sempre as usar em troca de deixar suas unhas quietinhas.
Procure o motivo que te faz roer unha
Por fim, algumas pessoas roem as unhas por estresse, ansiedade e até motivos genéticos. Se parar o hábito está muito difícil, é porque ele está além de uma simples mania. Portanto, procure as raízes desse problema.
Uma resposta