Problema tem acometido pacientes meses após a infecção pelo novo coronavirus
Apesar de estarmos há mais de um ano em pandemia, os efeitos da Covid-19 ainda são desconhecidos. Isso porque inúmeros sintomas têm surgido em pacientes que foram acometidos pelo coronavírus. Um sinal bastante comum é a queda de cabelo pós-covid. Alguns estudos mostram que cerca de 22% das pessoas que tiveram a doença observam os fios caindo após a recuperação.
A dermatologista Luciana Passoni explica que alguns fatores causam essa queda. “O estresse e ansiedade causados pelo isolamento, pela evolução e até complicações do quadro podem contribuir para a perda de fios. Além de carências nutricionais após a infecção pelo vírus. Ela pode causar uma inflamação generalizada nos folículos pilosos, chamada de Eflúvio Telógeno (aumento visível da queda diária de fios de cabelo, já que o cabelo entra na fase de queda mais rápido do que o normal)”.
Ela acrescenta que os pacientes relatam que a queda de cabelo pós-covid começa em torno de dois ou três meses depois da infecção. “Meses depois essa queda melhora espontaneamente, sem tratamento. As razões da queda de cabelo pós-covid não estão claras. Mas sabe-se que doenças associadas a altas temperaturas do corpo afetam o crescimento do cabelo pelos folículos capilares. Eles ficam mantidos na fase de repouso do ciclo capilar por dois ou três meses e daí caem”.

Quando a queda de cabelo pós-covid requer atenção?
Luciana explica que ao perceber alterações nos fios, é indicado sempre buscar auxilio médico. “De preferência um especialista no assunto. Ele poderá indicar exames e tratamentos adequados para ajudar a controlar a queda e promover o crescimento dos fios”.
Os tratamentos para a queda capilar podem variar. “Cada caso é um caso e apenas o médico saberá dizer qual o melhor de acordo com o quadro do paciente. Mas, geralmente, o caminho é cessar o processo inflamatório e estimular os fios, diminuindo assim o processo de queda”.
Nos procedimentos são utilizados recursos anti-inflamatórios, tanto no local da queda, quanto de maneira sistêmica, aumentando a circulação e oxigenação. “Os cuidados também podem combinar uma série de procedimentos, como vitaminas e medicamentos via oral, a micro infusão de medicamento, laser capilar, bem como tônicos e shampoos adequados”.
A especialista ainda acrescenta que o cuidado com a saúde dos cabelos é muito importante. É algo que deve ser pensado diariamente e de dentro para fora. As células capilares precisam de proteínas, além de vitaminas e minerais para se manterem fortes e saudáveis. O corpo deve estar sempre hidratado e a alimentação deve ser regular”.
Por fim, ela fala da importância da higiene. “A limpeza do couro cabeludo é muito importante e merece atenção especial. Muitos pacientes citam sensibilidade e aumento na oleosidade. A orientação é lavar todos os dias e usar shampoo para o controle da oleosidade para a diminuição da inflamação do couro cabeludo”.
Uma resposta