Mesmo pouco conhecida, a alergia emocional é um quadro associado a saúde da mente. É que o estresse e a ansiedade podem atingir níveis tão altos que desencadeiam uma reação do nosso sistema imunológico, causando, assim, uma reação na pele semelhante a uma alergia. Sobre o tema, o Mulher Conectada conversou com a dermatologista Simone Stringhini.
Segundo a especialista, a alergia emocional é um tipo de urticária, ou seja, uma irritação na pele. “Algumas pessoas apresentam esse quadro em situações de tensão e estresse. Uma crise dessas faz com que a pele fique vermelha, inchada e, normalmente, pode apresentar coceira no rosto e corpo”.
A irritação, porém, é superficial. “É importante, inclusive, ressaltar que, apesar de ser uma urticária, a enfermidade não traz nenhum risco de vida a pessoa. O quadro começa a regredir assim que ela se acalma”.
Ela explica como o quadro de alergia emocional é desencadeado. “O estresse e a tensão podem levar a liberação de histamina, que é uma substância produzida pelo organismo em resposta à presença de algo alérgico, ou seja, é uma resposta imunológica do nosso organismo”.
Tratamento e hábitos
O quadro de alergia emocional tende a regredir tão logo a pessoa se acalme, mas, a especialista explica que pode ser feito o uso de anti histamínicos orais (comprimidos) para inibir a ação da histamina. “Em alguns casos, de uma irritação mais grave, o dermatologista pode receitar corticoides tópicos (cremes) ou orais, dependendo da gravidade e da frequência dos episódios, mas, na maioria das vezes, a alergia é branda”.
Não existe um remédio específico para evitar o quadro. Contudo, Simone explica a importância de cuidar da mente e criar hábitos saudáveis para que a pessoa não seja acometida pela alergia emocional. “Indicamos que o paciente procure controlar a ansiedade e o nervosismo no dia a dia com algumas práticas, como exercícios físicos, meditação, yoga, dormir bem, manter uma boa alimentação e, num momento de crise, utilizar técnicas de respiração e relaxamento”.
Respostas de 14
Oi
Essas alergias são horríveis, é muito difícil lidar com elas.Ainda bem que existe tratamento ?
Nossa! Eu nao sabia que existia alergia emocional. Fiquei chocada! Foi bom saber mais
Terapia também ajuda muito!
Eu sou ansiosa mas não chego a ter reações na pele, de qualquer jeito um estilo de vida saudável é bom pra todo mundo!
verdade, Clara.
Oi, tudo bem? Interessante saber mais sobre o assunto. Não tinha ideia que alergia podia ser emocional. Um abraço, Érika =^.^=
fico feliz que tenha achado interessante, Erika.
abraços!
Uau, post super necessário, nem sempre as pessoas percebem que alguns desses sintomas vem da alergia emocional e deixam passar.. <3
https://www.kailagarcia.com
exatamente, Kaila.. ♥
Menina, ano passado passei o ano inteiro alérgica! Todo mês indo no médico, sofri muito. E eu sempre falando com os médicos que achava que era emocional e ngm me escutava. Me aplicavam injeções, anti alérgicos e pomadas. Nada melhorava. Quando comecei a cuidar mais da minha saúde emocional, melhorou 99%, faz meses que não me impolo toda!
já passei por isso também, Renata… difícil diagnóstico, né? a mente manda muito na nossa saúde.. abraços!
minha neta de 7 anos de uns meses pra ca ela esta ficando assim e eu ja percebi que é qdo ela se stressa ou fica ansiosa.
Seria interessante levá-la a um profissional para ajudar na ansiedade. ♥
Estou pasando por isso agora. Já não sei mais o que fazer. Os remédios não fazem efeito..em um mês tive 2 veces. Na cara e pescoço.
Vixi, Luiza!
Chegou a consultar com um psicólogo ou psiquiatra? Por ser algo emocional, pode ajudar…