Inúmeros são os efeitos colaterais da Covid-19. Já falei por aqui sobre a queda capilar, queixa apresentada por 22% dos pacientes acometidos pela doença, por exemplo. Agora, novos estudos têm indicado que o coronavírus pode causar alteração no ciclo menstrual. Não se sabe exatamente o que causa essas mudanças, mas mulheres tem se queixado de atraso, diminuição e até aumento no fluxo sanguíneo.
A ginecologista Letícia Piccolo explica que, assim como a própria covid-19, esse efeito colateral ainda é novo. “Não se sabe, exatamente, como e porque isso acontece. Muitas mulheres, porém, tem relatado esse problema. Principalmente as que apresentam o quadro conhecido como ‘covid longa’, que é quando a pessoa apresenta sintomas da doença mesmo após o período de infecção”.

Outro fator que tem contribuído para a alteração no ciclo menstrual durante esse período, é o estresse. “A menstruação é um processo bastante complexo. Ela traz alterações no sistema límbico, que é responsável por controlar movimentações e a formação emocional da memória. Esse sistema irá fazer uma espécie de gestão da nossa menstruação. Porém, mesmo com esse componente emocional, não podemos atribuir toda a questão de alteração no ciclo menstrual a ele”.
Quando preocupar com a alteração no ciclo menstrual?
Letícia explica que por motivos como esse é muito importante que a mulher conheça o próprio ciclo. “Se ele é regular, ou seja, vem a cada 25, 28 ou 30 dias, ela própria irá saber se está acontecendo algo fora do normal. Quando há alterações e ela teve covid há pouco tempo, muito provavelmente é um efeito colateral da doença. Se é algo que causa uma preocupação nela, então o ideal é ela procurar seu médico para saber como proceder. Mas de um modo geral, basta aguardar as coisas voltarem ao eixo”.
Ela adiciona que é imprescindível que a mulher tenha exames em dia. “É importante porque assim a gente passa a conhecer nosso corpo e podemos perceber quando há algo errado. Quando ela faz acompanhamento médico, não é preciso se preocupar. Porém, se as alterações a incomodarem, é importante procurar um profissional especializado para investigar a melhor maneira de tratar o problema”.
A especialista acrescenta que tudo ainda é novidade. “Hoje podemos não ter a resposta concreta do porque a covid deixa como sequela a alteração no ciclo menstrual. Mas daqui há algumas semanas podemos ter. Tudo ainda é muito novo e há muitos estudos sendo feitos a todo momento. É importante se atualizar e buscar profissionais que estejam atrás dessas novidades também”.