Chá-verde: entenda o benefício de incluí-lo em sua rotina

beneficios-do-cha-verde

O filósofo Lao Tzu costumava dizer que o chá é o exilir da vida, quando paramos para refletir todos os benefícios que a bebida traz a nossa saúde, podemos concordar um pouco com ele. Feitos de diversas plantas e frutas secas, inúmeras são as receitas e utilidades. Uma delas é o chá-verde. E é sobre este tema, conversamos com o médico nutrólogo, membro do Conselho para Assuntos Nutricionais da Herbalife Nutrition, Nataniel Viuniski.

Ele explica que, além das propriedades da própria planta, o hábito de beber chá é uma forma de aumentar o conteúdo de ingestão de líquidos. “Nos dias frios, por exemplo, a vontade de beber água diminui, mas um chá quentinho é muito apreciado. O interessante é que, após adquirido o costume ou hábito, beber chá passa a ser uma rotina. E independe do frio ou no calor, pois pode ser consumido em qualquer temperatura”.

Chá verde

O especialista explica que o chá-verde é extremamente benéfico pelas suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. “Estudos clínicos mostram que pessoas que consomem cerca de 3 xícaras dele todos os dias, apresentam uma melhor saúde cardiovascular. A saúde digestiva e menos gordura visceral do que pessoas que não possuem esse hábito também apresentam melhora”.

Segundo ele, a bebida também está associada a longevidade. Isso porque ele possui cafeína, o que o torna um aliado da produtividade, atenção e melhor nível de energia física e mental. “Quando o assunto é tomar chá-verde, o que vale são as preferências de cada pessoa. Contudo, assim, para a grande maioria das pessoas, a recomendação seria tomá-lo à vontade durante e dia. Ademais a bebida também deveria ser consumida no final da tarde e à noite, preferir chás sem cafeína, como o chá de camomila e cidreira, por exemplo”.

Em conclusão, quem não tem o hábito, ou não gosta da bebida, o especialista explica que receber informações cientificas e baseadas em evidências médicas sobre os benefícios dessa bebida para a saúde de toda a família. “Para quem não aprecia o sabor amargo do chá-verde, é possível preparar a infusão utilizando as folhas de chá juntamente com cascas lavadas de frutas, como a laranja ou abacaxi. Isso proporciona um sabor muito interessante”.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors