Falei aqui: a moda dos anos 2000 está de volta. Mais uma prova disso é o retorno do sapato clog, aquele tamancão meio desconfortável que quase todo mundo tinha na época. Marcante, fashionista e, para alguns, feio. Esse modelo de sapato traz a personalidade que toda it-girl gosta de ter. Acrescentá-lo na composição de um look, porém, requer alguns cuidados.
Por causa disso, conversei com a consultora de imagem e estilo, Daniela Nunes. Ela explica que a volta do clog mostra que a moda dos anos 2000 está disposta a ganhar cada vez mais espaço no guarda-roupa feminino. “Nos últimos anos temos visto sinais que mostram que essa tendência está voltando. Elas estão presentes no street style através de chokers, calças mom e flares. Agora é a vez do clog”.
Famoso e polêmico. É assim que a consultora resume o calçado. “O clog tem tudo para se tornar o queridinho das mais fashionistas. Já estamos vendo por aí, alguns modelos que são capazes de tirar qualquer look do comum. Mas, por ser um sapato com muita personalidade, não vejo ele se tornando uma febre. Isso porque mulheres com estilo mais clássicos e delicados podem acha-lo muito exagerado para o dia a dia”.

Como usar o clog?
Daniela explica que o clog remete a um estilo casual. “Ele é um modelo confortável, que tem, normalmente, um salto grosso e em madeira. Por isso, ele acaba combinando mais com looks despojados. Por se tratar de um calçado mais robusto, ele vai bem com vestidos, bem como saias, calças, blusas e jaquetas mais amplos”.
Ela explica que esse volume adicional das peças ajuda a equilibrar as proporções da silhueta. “Tudo isso sem deixar que o peso visual fique exclusivamente nos pés. Para quem tiver interesse em fazer uma produção com uma cara mais moderna, vale apostar em roupas com designs diferentes. Ademais, recortes assimétricos e com padrões oversized também podem ser uma aposta”.
Outra dica que a consultora dá é a de equilibrar bem a produção. “Para isso, o indicado é optar por roupas lisas ou com poucas estampas. Essa é uma forma simples de evitar com que o visual fique com excesso de informação. Na hora de escolher a cor do clog, será interessante ter em mente que os modelos mais básicos, com cores neutras, serão sempre mais versáteis e fáceis de combinar”.

Cuidados ao usar o sapato
A especialista ainda dá a dica de evitar roupas muito justas ao corpo. “Essas opções causam desarmonia em nossa silhueta quando usadas junto com a clog. Peças como a legging, por exemplo, dão a impressão de que o corpo da pessoa está muito mais fino do que realmente é. Bem como de que os pés são muito mais largos do que deveriam”.
O clog não vai reinar sozinho
Em conclusão, Daniela explica que acredita que a moda dessa década não irá reinar sozinha nesta temporada. “Várias coleções outono/inverno deste ano, e algumas projeções para a primavera/verão, apontam elementos da década de 1970 e 1980. São elas: mangas bufantes, laços, babados, lenços na cabeça, pantalonas, saias amplas e etc. Todos eles continuarão firmes nos looks dos próximos lançamentos”.


