Pode confessar: você já arrancou a etiqueta de uma roupa sem nem ler. Mas, para garantir uma maior durabilidade da peça, seguir as instruções da etiqueta é fundamental. É nelas que constam símbolos que ajudam na conservação do tecido e que, muitas vezes, são ignorados pelo consumidor.

É na etiqueta que você vai achar respostas para perguntas bem comuns como:
- Posso bater essa roupa na máquina?
- Posso usar alvejante?
- Essa roupa pode ser lavada em qualquer temperatura?
- Posso usar ferro de passar nessa roupa?
Para ajudar a ler as etiquetas corretamente, o Mulher Conectada bateu um papo com a especialista em cuidados têxteis da 5àsec, Marinês Cassiano. “Em nossa rotina, por isso é importante conhecer o que cada desenho da etiqueta representa”, adianta.

Símbolo da etiqueta e seus significados
- Este símbolo representa a temperatura máxima em que a roupa pode ser lavada. Observe sempre o número indicado dentro da imagem, pois a temperatura pode variar de 30ºC a 95ºC. Além disso, o símbolo representa ação mecânica e centrifugação reduzidas e enxágue normal.
- É preciso ficar atento quanto a esta imagem. Ela representa a proibição de uso de alvejante, também conhecido como água sanitária.
- Atualmente, muitas máquinas de lavar oferecem a opção de secagem. Verifique as peças de roupa que constam a imagem ao lado, pois ela indica que não é permitido a secagem de roupas em tambor rotativo.
- As roupas também precisam de atenção ao serem passadas. Etiquetas que contam com um desenho de ferro com pontos indicam as temperaturas máximas que a peça suporta. Ferro com um ponto permite calor de até 110ºC; dois pontos até 150º C; e três pontos para temperatura máxima de 200ºC.
- Símbolos com X sempre representam a proibição de algum tipo de produto ou procedimento. Neste caso, a imagem indica que a peça não pode ser limpa a seco e que o uso de solvente para remover mancha não é permitido.
- A figura recomenda a secagem da roupa em varal. No Brasil, é muito comum secar as roupas ao ar livre, porém é importante se atentar as etiquetas. Existem peças que são mais delicadas e pedem um tipo de secagem diferente, como à sombra, não secar, secar na horizontal sem torcer e até mesmo a temperatura correta que deve ser utilizada em secadoras, para que as peças não encolham ou tenham as fibras danificadas.