Massagem – um carinho que vem das mãos. É assim que podemos resumir a sensação que a técnica nos traz logo na primeira sessão. Seja relaxante, shantala, linfática, para drenagem, craniana, terapêutica ou tantas outras modalidades existentes, muitos são os benefícios da massagem. Por isso, há inúmeros casos onde ela é indicada, podendo ser uma grande aliada da nossa saúde física e mental.
E isso é comprovado cientificamente. Um estudo australiano apontou que uma massagem muscular de 10 minutos pode reduzir a dor de um treino pesado na academia em 30%. Outros dados mostram ainda que os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, caíram 31% em pessoas que adicionaram alguma modalidade de massagem em seu dia a dia. E ainda que os níveis de hormônio do bem-estar, como dopamina e serotonina, aumentaram cerca de 30% ao criar esse hábito.
A massagem é uma modalidade benéfica em inúmeras maneiras, pois age aumentando o fluxo sanguíneo em áreas do cérebro associadas a regulação do humor e do estresse. Quando os receptores de pressão são estimulados, o nervo vago, componente do sistema nervoso, tem sua atividade aumentada. Esse nervo desempenha um importante papel nas funções anatômicas do nosso corpo, ou seja, pode agir na nossa frequência cardíaca, respiração e até digestão, garantindo um bom funcionamento do nosso organismo.

Benefícios da massagem
A massagem pode ainda ser considerada uma troca de energia. Durante a sessão, alguns dos benefícios que ela traz já podem ser notados. Mas, criar o hábito de receber massagens pelo menos uma vez na semana, traz uma importante melhora na nossa qualidade de vida. Dentre os principais benefícios da massagem, podemos destacar:
- Melhora na resistência do corpo, uma vez que a massagem pode desintoxicar nosso organismo
- Prevenção ou diminuição de dores, auxiliando na circulação sanguínea, fazendo com que o sangue transporte a quantidade correta de sangue oxigenado por todo nosso corpo
- Combate ao estresse e promoção de relaxamento do corpo, auxiliando em quadros de ansiedade e depressão
- Melhora na sensação de cansaço físico e até mental
- Estimula o equilíbrio e funcionamento correto do sistema intestinal e urinário
- Melhora a qualidade do sono
- Diminui dores de cabeça tensionais e dores musculares, pois alivia o sistema nervoso fazendo com que ele volte a funcionar corretamente
- Auxilia na concentração, foco e raciocínio, melhorando a disposição e motivação no dia a dia
- Diminuição da pressão arterial em pacientes com quadro de hipertensão
- Melhora o aspecto da pele, trazendo brilho à derme e reduzindo os aspectos do envelhecimento
Quando a massagem não é recomendada?
Inúmeros são os benefícios da massagem. Eles vão desde uma demonstração de afeto, como no caso da shantala, até no relaxamento da musculatura. Porém, em alguns casos ela pode haver contraindicação do uso da técnica Como é o caso de pacientes com quadro de traumatismos recentes, feridas na pele e até mesmo lesões musculares. Em casos específicos como esses, o indicado é um bom profissional que irá te orientar da melhor maneira, garantindo a saúde e bem estar do corpo e mente do paciente.
Uma resposta