Você já parou para refletir sobre os benefícios de dormir sem calcinha? A maioria das brasileiras não. É o que aponta uma pesquisa encomendada pelo laboratório Sanofi-Aventis à Conecta, empresa do grupo Ibope. Segundo a análise, 42% das mulheres nunca tiram a calcinha na hora de ir dormir. A maioria delas, porém, topariam descansar sem a peça se soubessem que o ato é benéfico.
E de fato traz. É o que explica a obstetra e ginecologista, Evelyn Prete. “Dormir sem calcinha faz bem. O hábito de vestir roupas foi criado como marco social, mas nunca para proteção. Mesmo em épocas onde o ser humano não se vestia e fazia muito frio, nosso corpo se acostumava com a temperatura”.
Benefícios de dormir sem calcinha
Segundo a especialista, a vagina tem um pH ácido, mantido pelo equilíbrio de uma flora constituída por diversos micro-organismos, como bactérias e fungos, altamente sensíveis à temperatura. “O uso de calcinhas altera a temperatura e umidade da vagina, podendo gerar um desequilíbrio dessa flora, aumentando o risco de infecções vaginais e de urina, corrimentos, processos alérgicos e assaduras”.
Ela explica o que ocorre quando a mulher opta por dormir sem calcinha. “A região recebe mais ventilação, com melhor controle de temperatura e isso favorece o equilíbrio da flora vaginal”.
Tecido certo para quem não consegue
Mas caso a mulher não se sinta confortável para dormir sem calcinha, escolher um tecido mais agradável à região íntima pode ser uma boa solução. “O algodão é uma excelente opção, pois é permeável, permitindo a troca do ar, sem aquecer demais a vagina. Além disso, o tecido é mais macio, fazendo menos atrito com a pele da vulva e, assim, provocando menos assaduras e lesões”.