Basta um giro nas redes sociais para ver que a nova tendência saudável entre as influenciadoras é o consumo de clorofila. Se buscarmos o significado da palavra, encontramos que trata-se da designação de um grupo de pigmentos fotossintéticos presente nos cloroplastos das plantas. Sendo assim, como consumir seu suco pode fazer bem para a saúde?
Segundo a nutricionista do HSANP, Vitória Abreu, a clorofila é essencial para a manutenção da vida de uma planta. Mas, no que se refere à nossa saúde, ela age como “sequestrador” dos radicais livres. “Com isso, atua como protetora do organismo humano”, explica. “A substância pode ser encontrada na couve manteiga, brócolis e azeitonas. E ainda nas uvas verdes, kiwis e maçã verde”.

Benefícios da clorofila
O nutrólogo Gustavo Feil explica que a clorofila age como um anti-inflamatório natural. “Ela auxilia no processo de inflamação, desacelera o envelhecimento da pele, bem como evita o surgimento de rugas, acne e manchas”.
A substância traz inúmeros benefícios à nossa saúde. “A longo prazo, irá auxiliar na perda de peso, reduz os níveis de colesterol ruim do corpo, previne doenças cardíacas e ainda previne anemia. Ademais, ela produz um efeito detox, auxiliando o fígado a absorver as toxinas nocivas do organismo, beneficiando a imunidade. A clorofila ajuda ainda a diminuir a retenção de líquidos e a equilibrar o organismo”.
Outros benefícios:
- Melhora as varizes
- Reduz fadiga
- Fortalece a visão
- Oxigena as células
- Melhora o intestino
- Previne a formação de células cancerígenas
Limites no consumo da clorofila
O nutrólogo acrescenta que, apesar dos benefícios, ainda não se tem muitos estudos sobre o consumo de clorofila. “Por isso é difícil saber se ela pode causar alergias ao interagir com nosso organismo. Portanto, é recomendável que se ingira clorofila por meio de uma dieta balanceada e não como substituto de vegetais”.
Por fim, ele frisa que é sempre importante o acompanhamento médico para uma orientação mais focada na necessidade real de cada um. “Mas de um modo geral, indica-se uma grama (uma colher) por dia em regime de nutrição. E ainda três gramas por dia para perda de peso. Sendo que essa quantidade deve ser dividida em três momentos diferentes do dia”, conclui.