Às vezes tudo o que a gente precisa é relaxar. Por isso é importante criar alguns hábitos saudáveis para conseguir promover isso ao corpo. Atividade física, boa alimentação e cuidar da saúde do corpo e da mente fazem parte disso. Buscar massagens para as quatro estações pode – e deve – entrar para essa rotina de cuidados. Isso porque a técnica pode trazer inúmeros benefícios físicos e mentais para nós.

Dentre os benefícios da massoterapia, podemos citar:
- Diminuição do estresse e ansiedade
- Alívio de dores musculares e tensionais
- Melhora da circulação sanguínea, elasticidade da pele e sistema imune;
- Diminuição da pressão arterial em hipertensos;
- Equilíbrio do sistema intestinal;
- Diminuição das insônias.
Mas qual o melhor tipo de massagens para as quatro estações do ano? Nesse post você vai encontrar um guia para cada estação. Ele vai te auxiliar durante todo o ano para colocar a massagem na sua rotina. Olha só:
Massagens no inverno:
Massagens no inverno podem equilibrar nosso corpo que fica desequilibrado com o frio. A massagem com pedras quentes, por exemplo, é uma importante aliada da estação. A técnica é feita com pedras especiais aquecidas a uma temperatura agradável ao corpo, com a finalidade de relaxar e reequilibrar as energias dos chakras.
Outra modalidade interessante no frio é a candle massage, feita com velas quentes, ela traz uma sensação de que um fio quente de óleo está escorrendo lentamente pelo seu corpo. Essa massagem possui movimentos suaves que potencializam a sensação de relaxamento, amenizando dores, estresse e cansaço.
Massagens no outono:
No outono é quando o frio começa a aparecer. Nessa estação, a massagem ayurvédica, que é feita com óleos que aquecem o corpo, pode ser interessante. Ela vai agir na circulação sanguínea e na respiração. Trabalhando nos músculos e articulações do corpo, mesclando toques suaves e profundos com movimentos de yoga.
Outra modalidade indicada para o outono é o ofurô de rosas. A experiência mescla as pétalas de rosas com sais aromáticos. O resultado é o alívio das tensões do dia a dia e muito relaxamento.
Massagens na primavera
Na primavera, o mais indicado é a drenagem linfática. Com o clima esquentando, é comum começarmos a reter líquidos por causa do calor. E a drenagem irá ajudar a eliminar toxinas e líquidos.
A primavera fala sobre um importante momento de se renovar. Por isso, a massagem crânio facial pode ser uma boa pedida. A técnica estimula o couro cabeludo e faz com que os cabelos cresçam mais fortes e brilhantes.
Massagens no verão
Por fim, o verão, estação mais quente do ano, requer massagens específicas. Também por causa da retenção de líquido, a massagem redutora pode ser interessante. Ela vai estimular a circulação sanguínea e aliviar tensões musculares.
Outra massagem indicada para o verão é a relaxante. Isso porque, no período quente, nós tendemos a ficar mais estressados, algo cientificamente comprovado. Por isso, uma boa massagem pode aliviar os sintomas que o nervosismo traz, além de proporcionar mais bem-estar físico e mental.