Será que a sua pele está seca ou desidratada? Já parou para refletir sobre isso? É muito comum as pessoas confundirem os sinais, mas as características são diferentes e ambos os aspectos merecem atenção redobrada.
O primeiro passo para compreender a diferença e saber se a pele está seca ou desidratada é entender melhor sobre o aspecto de cada uma. A dermatologista Rebeca Rinaldi explica que a pele seca tem uma barreira cutânea alterada. “Isso leva a derma a ter uma perda de água maior, característica que pode surgir na infância”.
Ela adiciona que se trata de uma pele mais esbranquiçada. “Dependendo do grau, pode até causar descamação. É comum também aparecer manchinhas brancas no rosto das crianças, que às vezes são confundidas com micoses”.
Já a pele desidratada é uma pele normal, mas que está sofrendo um processo de desidratação. “Isso acontece principalmente no inverno, quando as pessoas tomam banhos muito quentes e prolongados, tomam menos água e deixam de usar hidratantes. A região do corpo em que mais aparece essa desidratação é a pele das pernas, que fica parecendo uma pele de peixe, formando escamas e aumentando a chance de prurido (coceira)”.
Pele seca ou desidratada? Como cuidar!
Agora que você já sabe se a sua pele está seca ou desidratada, é hora de saber como cuidar de cada uma delas. O dermatologista Luis Pascoal explica que para tratar a pele desidratada é preciso saber o que está causando o problema. “A perda de água e essa desidratação a longo prazo traz uma pele mais craquelada, rugas mais finas, principalmente na região embaixo dos olhos”.
Neste sentido, o especialista indica a correção das inflamações e realmente reidratar. “E aí eu indico os hidratantes à base de ceramidas, sem fragrância para não trazer essa irritabilidade. Uma vez corrigido esse estado de desidratação nós retornamos para o tipo de pele (oleosa, mista ou seca)”.
Em relação à pele seca, o especialista aponta que é preciso uma rotina com bases mais cremosas, ou seja, sempre tentar algo que fortaleça um pouco mais a hidratação. “A pessoa tem uma liberdade maior para que essa hidratação tenha alguns óleos, por exemplo. Existem produtos, como óleos faciais, que ajudam bastante. É óbvio que uma pele seca pode e tem mais chance de se tornar uma pele desidratada”.
Respostas de 2