Você sabe qual o pente ideal para seu cabelo?

pente-ideal

O pente é um dos itens mais essenciais na necessaire feminina. O mercado oferece inúmeros modelos do acessório. Saber o pente ideal para cada tipo de fio ajuda a manter a saúde do cabelo em dia. Sobre este tema, o Minas Mulher conversou com o personal hair da Shades Studio, Ivan Santos, e com o hairstyle do Gilberto Cabeleireiros, Marcos Coraza.

Primeiramente, Marcos explica que existe uma infinidade de tipos de pente. “Eles são feitos com diferentes materiais, tamanhos e finalidades para cada tipo de cabelo e intenções. Mas, de modo geral, o pente ideal é aquele que tenha uma distância entre os dentes que não prenda ou arrebente os fios”.

Além disso, Ivan destaca que o material do pente também interfere no resultado. “Em geral, é melhor dar preferência para os pentes feitos de plástico, pois têm a textura ideal para pentear e desembaraçar sem quebrar os fios. Além disso, ele auxilia na distribuição da oleosidade natural junto à raiz. Ele também ajuda a distribuir os cremes sem enxágue uniformemente ao longo dos fios, enquanto o de madeira absorve parte disso”.

O pente ideal para cada fio

Ivan explica que o pente ideal preserva a textura natural dos fios, sem agredi-los, quebrá-los ou causar o ressecamento das madeixas. Para as cacheadas, ele recomenda pentes com dentes de 2 a 3 milímetros de distância, conhecidos como pentes de dentes largos. “Isso porque esse fio, normalmente, é mais fino e, consequentemente, mais frágil”.

Cacheadas

Ele mostra como pentear os fios. “Minha dica é que a cacheada use um borrifador se os fios não estiverem lavados. Primeiro, ela deve fazer uma linha circular, começando na ponta da sobrancelha e seguindo sobre a orelha até completar o círculo. Em seguida, prenda a parte superior, umedeça a parte inferior e comece a desembaraçar a partir das pontas, indo gradualmente em direção à raiz. Depois, solte a parte superior e repita o processo”.

Crespas

As crespas também possuem fios frágeis. “Normalmente, o cabelo crespo tem uma textura fina, o que facilita a quebra dos fios se forem desembaraçados de forma incorreta. O melhor pente para essa situação é aquele com uma distância que varia de 4 a 6 milímetros entre os dentes, conhecido como pente garfo. O acessório também precisa ser ionizado”.

A dica do especialista é fazer uma divisão começando na fronte (meio da testa), até a nuca e depois dividir de orelha a orelha, em formato de cruz. “Após prender as 4 seções, comece desembaraçando a parte inferior, das pontas para a raiz, prosseguindo até a parte superior. Também podem ser utilizados óleos e silicone para facilitar o desembaraço”.

Lisas

As mulheres de cabelo liso enfrentam mais dificuldades para encontrar o pente ideal devido à variedade de tipos: grossos, finos e mistos. “Normalmente, não é indicado o uso de borrifador, óleo ou silicone, pois esses produtos deixam o cabelo liso muito pesado e oleoso. Nesse caso, o pente ideal é uma escova raquete, que pode ser quadrada, arredondada ou oval”.

A dica é fazer uma divisão prendendo a parte superior, e assim começar desembaraçando a parte inferior, das pontas para a raiz, de forma delicada, sem forçar os fios. “O formato da escova raquete contribui bastante para não quebrar esse tipo de cabelo. Por ser fabricada com cerdas mistas e espaçadas, é adequado para os lisos”, conclui.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors