Expectativas foram criadas: mas porque?

expectativas

A famosa frase de Descartes: “Penso, logo existo”, poderia perfeitamente ser substituída por: “Penso, logo crio expectativas”. Afinal, quem nunca esperou demais de algum momento ou de alguma pessoa? Mais comum do que a gente pensa, criar expectativas demais, porém, pode nos levar a decepções. Sobre este tema, conversei com a psicóloga da plataforma Sexo sem Dúvida, Jéssica Siqueira.

Ela explica de onde vem a expectativa. “Quando desejamos, queremos, esperamos, sonhamos muito com algo, nos apegamos a qualquer coisa. Qualquer sinal que possa nos aproximar de tal coisa ou pessoa, e isso inclui muitas vezes sair um pouquinho da realidade”.

A psicóloga acrescenta que nós vemos o mundo a partir de uma perspectiva individual e subjetiva. “A partir daí, esperamos que a pessoa nos trate de tal forma, que tenha uma certa reação, mas no final das contas não temos controle sobre o outro e nem sobre o universo. A maior parte da expectativa é criada em relação a outras pessoas em relacionamentos de amizade, familiares, amorosos e profissional, e isso acontece porque sempre queremos que nossas carências e desejos sejam supridas e atendidas”.

Criar expectativa é perfeitamente normal. “Não há como viver sem criar expectativas, bem como sem sonhar ou imaginar uma situação ou relação. O ponto principal é encontrar um equilíbrio e racionalidade entre essas sensações. Algumas pessoas vão preferir viver encarando a vida tal como ela é (acontecimentos, relações, etc.) outras pessoas vão preferir ‘ver’ e ‘esperar’ o melhor e mais lindo”.   

Como controlar as expectativas?

A psicóloga lista alguns passos para manter as expectativas em níveis racionais.

  • Entender se sua expectativa é baseada na realidade: quando criamos expectativas baseadas na realidade, as chances de frustração são menores
  • Entender que as pessoas são diferentes de você: Algumas pessoas vão gostar de você e outras não, está tudo bem.  
  • Frustação faz parte da vida: acontece com todo mundo em algum momento da vida. A frustração pode ser um momento de grande aprendizado
  • Faça coisas por você a não pelos outros: não espere algo em troca. Esse retorno pode não acontecer, ou não acontecer como você espera

Consequências de não controlar as expectativas

A psicóloga reforça que expectativas não atendidas são sinônimos de frustração, decepção e desilusão. “Lidar com a sensação de não realização pode ser muito difícil para algumas pessoas, podendo levar a depressão, ansiedade e até sentimento de revolta. Ademais, caso você não consiga sozinho(a) procure ajuda de um psicólogo(a) ele(a) é o(a) profissional adequado para te auxiliar nesse processo de autoconhecimento”.  

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors