O futuro já começou. Prova disso é que ser um nômade digital já é possível. Esse estilo de vida faz com que a pessoa trabalhe apenas no online. É uma vida que foge do convencional, permitindo que o trabalhador vá onde quiser, haja visto que não precisa se fixar em nenhum lugar para conseguir se conectar e exercer suas funções.
Nem todo mundo que trabalha de forma remota, porém, é considerado um nômade digital. Esse estilo de vida consiste, principalmente, em dois aspectos: ganhar dinheiro na internet, viajar ou se mudar de um lugar para o outro. E esse tipo de carreira tem sido considerada promissora.
O profissional de marketing digital Isael Oliveira considera, inclusive, a prestação de serviços online uma das melhores formas de ganhar dinheiro e ter a possibilidade de adotar uma vida como nômade digital. Tudo o que você precisa para se tornar um profissional digital é usar seu conhecimento para impulsionar os negócios do seus clientes. Ou seja, não há riscos envolvidos.

Quem pode ser nômade digital?
Não existe um profissional específico que pode se tornar um nômade digital. Ele pode ser arquiteto, jornalista, engenheiro, professor e muito mais. A partir daí, basta pesquisar qual forma de trabalhar pode se encaixar mais com o perfil da pessoa e começar. Dentre algumas profissões a seguir estão:
Produtor de conteúdo
Nesse a pessoa pode criar todo tipo de conteúdo dentro da sua área. E-book, artigos para blogs, textos institucionais e até mesmo posts em redes sociais. A pessoa pode até mesmo se tornar uma influenciadora na sua área para conseguir ainda mais parcerias e clientes.
Gestor de mídias digitais
O marketing digital está em alta, afinal, tudo está se digitalizando. Por isso que, para ganhar dinheiro online, muitas empresas estão entrando nas redes sociais. Ao trabalhar como gestor, é possível cuidar das redes sociais de empresas, bem como dar cursos e etc relacionados a área.
Tradutor
Para quem é bilíngue, trabalhar como tradutor pode ser uma opção. Para isso é preciso a qualificação e as habilidades certas, além de muito amor pela pesquisa, você pode ajudar pessoas e empresas a traduzir documentos, artigos, manuais, livros e até mesmo vídeos.
Design ou ilustrador
Uma pessoa que vive viajando com certeza tem muita bagagem para criatividade. Por isso a ideia de se tornar um design pode ser válida. É preciso, claro, um investimento em cursos da área, mas após a capacitação, apenas o computador e boas ideias.
Professor
Ao invés de trabalhar com o que gosta, você pode ensinar o que gosta. Criando cursos onlines, e-books e semelhantes, é possível ensinar de qualquer lugar. As aulas podem ficar todas gravadas em um site específico para isso, ou ser até mesmo ao vivo. Mais uma vez, o profissional digital vai precisar apenas de um computador.
Vantagens de ser um profissional digital
Para se tornar um nômade digital, é preciso, claro, se preparar. O primeiro passo é se organizar financeiramente e emocionalmente, haja visto que a pessoa irá para a instabilidade. Ademais, é preciso sempre se qualificar e fazer muitos contatos.
Em conclusão, ser um nômade digital é extremamente vantajoso. A pessoa pode trabalhar a qualquer hora e de qualquer lugar. Além de trabalhar seu autoconhecimento, autodesenvolvimento e criatividade. Por fim, ela acumula inúmeras histórias para contar e vivências, tem benefícios financeiros e, claro, está sempre em busca de satisfação pessoal.